top of page

A má postura e seus efeitos sobre a saúde

  • f-gonzalez1964
  • 12 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev. de 2024


A má postura representa um conjunto de tensões crônicas inconscientes que estimulam

com o passar do tempo os mecanismos de stress no corpo, onde através de inúmeras pesquisas, podem ser comprovadas as relações de uma boa ou má postura influenciando os níveis de testosterona, que apresentam funções corporais importantes, tais como: saúde reprodutiva; libido; crescimento muscular e ósseo; produção de glóbulos vermelhos; aumento da produção de colágeno na pele; humor; confiança e autoestima.


 Quando a postura fica ¨pobre¨ - desalinhada - causa um desequilíbrio entre as cadeias musculares e o indivíduo vai perdendo a boa conexão da percepção de seu corpo, entre os seus segmentos corporais e o espaço onde a postura tensa e viciosa vai se integrando aos programas posturais automáticos do corpo. O indivíduo perde a ligação consciente com o seu corpo e integra estas tensões como parte do programa, se tornando corretas.


Com o aumento do stress, os níveis de cortisol tornam-se mais elevados, transformando num comportamento mais permanente, afetando o sistema imunológico e podendo provocar distúrbios nos sistemas do organismo. Esse fator pode causar doenças cardíacas, aumento de peso e desequilíbrio dos hormônios, que por sua vez provocam alterações de humor, memória, alterações digestivas, perda de massa óssea, dentre outros fatores.


A reorganização postural traz importantes mudanças de saúde integral, inclusive com o aumento da testosterona e da tolerância à dor, havendo um grande número de pacientes com dores crônicas e alterações em sua organização postural, dificultando a saída deste ciclo de dor.


Mas como podemos desativar este mecanismo de má postura?

O sistema nervoso compreende como necessários estes padrões, para que sejamos eficientes. Logo, o caminho está na modificação destes padrões através do autoconhecimento, para modificação dos mesmos, a partir de atividades via corpo integrada a outras abordagens terapêuticas.



Se você se identificou com esta postagem, busque maiores informações e experimente novas abordagens terapêuticas integradas.

 
 
 

Comentários


(21) 98741-8647

@ dra.annapaolabeltrao

bottom of page